sábado, 26 de março de 2016

Usando o PJe com o sistema iOS - MAC

Se você, assim como eu, já teve muitas dificuldades tentando usar o PJe (Processo Judicial Eletrônico) no sistema iOS (iMac, MacBook, MacBook Air), eis aqui um pequeno passo a passo que vai ajudar.
Antes de tudo, você precisa acessar o computador pelo perfil do administrador, pois a senha para instalação será solicitada diversas vezes.
1º passo: Ter (ou atualizar) o Mozilla Firefox:
Instalar: https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/ios/
Verificar versão: No menu "Firefox", clicar em "Sobre o Firefox". Deverá aparecer a mensagem de que ele está atualizado, conforme imagem abaixo:


















Os próximos passos devem ser feitos já pelo Firefox.
2º passo: Ter (ou atualizar) o Java:


Verificar versão: https://www.java.com/pt_BR/download/installed8.jsp





Para usar o Java, é necessário ativá-lo, permitir a exceção da segurança e executá-lo, conforme tela ao lado:


Se a sua versão estiver atualizada, aparecerá a mensagem abaixo:
















3º passo: Ter (ou atualizar) o Adobe Flash Player:



4º passo: Ir ao site da Certisign:
Você precisa instalar o programa de acordo com o seu certificado, se ele está registrado no cartão ou em um token. Todos os testes deste tutorial foram feitos com o token GD Starsign (GD Burti), que é o meu modelo.
Instalar o driver para leitoras de cartão inteligente: https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/leitoras/mac
Neste caso você fará apenas um download. Verifique antes se a versão do seu Mac é compatível pois, se não for, não adianta fazer o download.

OU

Instalar o driver para tokens criptográficos: https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens/mac
Neste caso você fará download do driver e do SafeSign.
Em ambos casos, após o(s) download(s), você precisa executar os arquivos baixados, que estarão na pasta "Downloads (transferências)" do Finder.
5º passo: Instalar hierarquias da certificacao: https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/hierarquias

Aqui você precisa saber qual é o seu produto para instalar a cadeia correta. Se você for advogado, clique no link "OAB" e faça download das 3 hierarquias V2: AC Raiz V2, AC Certisign G6 v2 e AC OAB G2.
Após todas essas instalações, é necessário configurar o Firefox para que ele reconheça seu certificado. Para isso, cole o seguinte endereço no navegador: about:preferences#advanced

Clique na aba "Certificados" e em "ver certificados".
Na aba "Autoridades", clique em "Importar":
Procure a pasta onde os 3 certificados raiz foram salvos (Downloads/transferências) e importe o primeiro:
A seguinte tela aparecerá:
Você deve selecionar as três opções, clicar em ok, e repetir os mesmos passos para os outros 2 certificados.

Após tudo isso, você deve verificar se o seu certificado está operacional. Já com todos os downloads executados, vá ao "Finder" e deverá ter em "Aplicativos" um arquivo com o nome "tokenadmin", que é onde você vai verificar isso. Clique nele e veja se ele está operacional, conforme a tela abaixo:

Caso positivo, vá no menu "IDs Digitais" e clique em "Mostrar ID Digitais" e veja se seu nome aparece com um cartão verde à esquerda:














Agora você clica em cima de seu nome e veja se as hierarquias aparecem abaixo:






Se elas não aparecerem, você precisará importá-las.



Atenção: Para cada Tribunal que você acessar, será necessário adicioná-lo como exceção de segurança para conseguir ativar o Java e, consequentemente, o PJe. O bloqueador de pop-ups deve ser desabilitado para cada um deles também.

Pronto! Agora seu Mac está preparado.

Dica 1: Se não der certo para o sistema e-DOC do TST, tente acessá-lo pelo Internet Explorar. Isso já aconteceu comigo e o suporte técnico no TST deu essa dica de trocar de navegador e funcionou.

Dica 2: Se seu certificado não funcionar mesmo após todos esses passos, ligue para o telefone de suporte técnico da Certisign e peça suporte de Nível II diretamente, assim, a pessoa que te atenderá saberá corrigir o problema do Mac.
Para conferir se está funcionando, experimente acessar o e-CAC no site da Receita Federal: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/Login/Certificado.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário